Anarquismo não é baderna!

Os mascarados que tem atraído a atenção pelos seus atos de violência contra prédios, pessoas e até cestos lixo e vasos de plantas, costumam se identificar como “Anarquistas”.  Suas ações se caracterizam pela desordem que estabelecem e que deixam para trás, a exemplo do prédio da Câmara Municipal de Natal.

Em uma primeira leitura a postura dos ditos “black blocs” parece ser coerente com a bandeira ideológica que ostentam.  Só que não.  O termo Anarquismo só se tornou sinônimo de baderna a partir de uma intensa propaganda patronal e de alguns segmentos religiosos no final do século XIX e início do século XX.

Imagem

Foi a forma ideológica encontrada pela direita para combater o avanço da organização operária sob a bandeira do anarquismo.  A origem da palavra Anarquia deixa bem claro o seu objetivo: vem do grego Anarkhos, que quer dizer “sem governantes”, ou “sem poder”.

Bem diferente do conceito distorcido pela direita, a organização da sociedade sem a existência de governantes exigiria um altíssimo grau de organização e ordem.  O auxílio mútuo entre os seres humanos é um dos valores máximos do pensamento anarquista.  O sistema libertário jamais se consolidará sem solidariedade, moral, ética e, obviamente, organização!

Como se pode ver, a prática assumida pelos mascarados em vez de mostrar a verdadeira filosofia anarquista, reforça a propaganda dos patrões que eles juram combater.

Imagem

Mas sua contribuição às elites dominantes não para por aí. Ao optar pela semeadura do caos, os mascarados afastam os já poucos, cidadãos e cidadãs dispostos a ir às ruas para lutar por mudanças e justiça social e se isolam numa luta emocionalóide, raivosa, plenamente vazia de alicerces e conteúdo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s